Compartilhe: 

Início: 13/03/2025
Encerramento: 30/06/2025

Iniciado por
Colabore com o Futuro

Petição para
Ministério da Saúde

Pessoas impactadas:
Todas as gestantes e famílias no Brasil

✍️ ASSINE A PETIÇÃO!

 

⚠️ O seu apoio pode ajudar na disponibilização de uma nova opção terapêutica pelo SUS para a prevenção da Hemorragia Pós-Parto

 

A hemorragia pós-parto (HPP) é uma das principais causas de morte materna no mundo¹

 

no Brasil ela é a  segunda maior causa. No país, cerca de uma mãe morre a cada quatro minutos¹ Gestantes submetidas a parto cesárea tem maior chance de apresentar hemorragia pós-parto. ²

 

 

Entenda Mais Sobre a HPP – Hemorragia Pós Parto

A hemorragia pós-parto corresponde à perda excessiva de sangue após o nascimento do bebê, na maior parte das vezes por falha na contração do útero. É considerada hemorragia quando a mulher perde mais de 500 mL de sangue após o parto normal ou mais de 1000 mL após a cesárea.

Gestantes submetidas a parto cesárea tendem a perder 2 vezes mais sangue do que em partos normais.

 

😓Desafios e Complicações

A HPP pode causar complicações graves, como anemia severa, disfunção de outros órgãos, e em alguns casos, a necessidade de remoção do útero.³,⁴ A longo prazo, a mulher pode enfrentar infertilidade e dores crônicas.

 

🙇🏽‍♀️As mães com hemorragia pós-parto podem sentir medo e insegurança ao permanecerem internadas longe de seus bebês e a demora na recuperação também pode prejudicar o núcleo familiar. Em casos fatais, a HPP gera um imenso impacto negativo para toda a família e bebê, que perde sua mãe ao nascer.

 

‼️ Qual é o Contexto Que Precisamos Mudar?

O SUS já oferece opções de medicamentos para prevenção da HPP em parto cesárea, mas novas alternativas podem melhorar a praticidade e o acesso à prevenção, principalmente nas regiões norte e nordeste, oferecendo mais opções para as diferentes necessidades regionais e das gestantes.

 

A carbetocina, uma alternativa ao que é disponibilizado hoje, é administrada em dose única e pode ser armazenada em temperatura ambiente. Com mais opções de prevenção, é possível reduzir disparidades regionais, custos com procedimentos e aumentar a segurança no parto de milhões de gestantes no Brasil.

 

👨‍👩‍👧 Por isso, solicitamos a inclusão da carbetocina no SUS, para que as gestantes de todo o Brasil tenham acesso a mais essa possibilidade de tratamento!

 

 

 

 

Referências:
 

 

 

Apoio Ferring

BR-nonP-240021101/2025

Início: 13/03/2025
Encerramento: 30/06/2025

Iniciado por
Colabore com o Futuro

Petição para
Ministério da Saúde

Pessoas impactadas:
Todas as gestantes e famílias no Brasil

Assinaturas: 5
Meta: 3.000

Assine esta petição

0.17%

Processamos seus dados pessoais de acordo com nossas Política de privacidade e nossos Termos de uso.