👁️ A retinopatia diabética ameaça a visão de milhares de brasileiros, comprometendo muito mais do que os olhos: 👨🏾🦯 afeta a autonomia, a segurança, o trabalho e a qualidade de vida de quem convive com a doença.
No Brasil, já existe um tratamento aprovado no SUS capaz de controlar a progressão da retinopatia diabética e ajudar a preservar a visão dos pacientes. No entanto, esse tratamento ainda não 🚫 está disponível aos pacientes.
O motivo? O atraso na pactuação e publicação do 📄 PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) da doença.
O PCDT é o documento oficial que determina quais medicamentos e terapias os pacientes terão acesso 🩺 pelo SUS. Sem a sua publicação, mesmo tratamentos aprovados permanecem inacessíveis, deixando milhares de pessoas expostos à possibilidade da perda progressiva da visão.
Cada dia de espera é um risco a mais de 👀cegueira evitável.
Por isso, pedimos ao Ministério da Saúde que priorize e agilize a 🤝 pactuação e publicação do PCDT da retinopatia diabética, garantindo que os pacientes tenham acesso imediato ao tratamento já aprovado. 👍
✍️ Assine esta carta aberta e ajude a devolver clareza, dignidade e futuro às pessoas que lutam para continuar enxergando. ❤️
Essa campanha tem apoio da AbbVie.